Quem Somos
A Associação Danças com História leva-nos a viajar no tempo, a reviver outro tempo, a tomar parte na magia das festas da corte… E a descobrir outras épocas!
A ADCH recria a presença da corte portuguesa do Séc XV, XVI, Iª metade do Séc XVII e Anos 30 do Séc XX destacando personagens e os rituais da representação do poder, através do ambiente de festa, do trajo e da dança!
A sua colaboração em eventos de recriação histórica em monumentos nacionais e no estrangeiro, destaca-se pelo rigor histórico manifesto na voz do Arauto, na genuinidade coreográfica, na indumentária fiel aos trajes de época e na postura.
Nos espectáculos da ADCH as danças são enriquecidas por apontamentos teatrais que refletem importantes acontecimentos na história de Portugal permitindo que o público identifique as danças em voga, nas cortes das diversas épocas à data de tais acontecimentos, criando pontes entre os diversos fenómenos históricos e a arte do movimento, som e dança.
Participou em gravações para a RTP e para o Canal 5 da Televisão francesa Le Monde, organizou o Iº Estágio Internacional de Dança Antiga de Sintra e as 1.ªs, 2.ªs e 3.ªs Jornadas de Estudo de Dança Antiga portuguesa em Sintra.
Representou Portugal no Festival de Dança Meet The Tradition na Bulgária, em 2009 e tem participado no Festival de Música e Dança Antiga de Urbino.
Em 2018 a DCH foi convidada pelo Governo Regional da Madeira para a Comemoração dos 600 anos da Descoberta da Madeira.
O projeto Danças com História foi reconhecido, pelo Ministério da Cultura, de interesse cultural para efeitos de Mecenato Cultural.
NATUREZA - Associação sem fins lucrativos.
Missão:
A Associação Danças com História tem por missão a animação de lugares e monumentos nobres do património português, na senda dos acontecimentos e dos personagens que fizeram de Lisboa o centro do mundo na era de Quinhentos.
A sua colaboração em eventos de recriação histórica em monumentos nacionais e no estrangeiro, destaca-se pelo rigor histórico manifesto na postura, nos trajes e nas danças. Criada no ano 2000, mantém, desde 2001, ano em que se apresentou publicamente, na Torre de Belém, uma colaboração com os Serviços Educativos do Palácio Nacional de Sintra e, desde 2010 a 2019, com o Castelo de S. Jorge/EGEAC, em Lisboa e com a Quinta da Regaleira, em Sintra .
A Associação Danças com História tem apresentações pública desde o ano 2000, envolvendo eventos em espaços históricos em Portugal e no estrangeiro, parcerias em representações teatrais, recriação e animação histórica.
A ADCH possui um guarda-roupa com trajes dos Sécs XV, XVI e XVII e um repertório de danças dos Sécs XV, XVI e 1.ª metade do século XVII e, a partir de 2016, danças dos Anos 30.
Participou em mais de 50 Seminários, Conferências, Palestras, Jornadas de Estudo e Estágios de Dança Antiga, com Mestres de renome Mundial como Cecília Noacili, Lieven Baert, Cecília Grácio Moura, Catarina Costa e Silva e Bárbara Sparti.
Participou em gravações para a RTP e para o Canal 5 da Televisão francesa Le Monde, organizou o Iº Estágio Internacional de Dança Antiga de Sintra e 1.ªs, 2.ªs e 3.ªs Jornadas de Estudo de Dança Antiga Portuguesa em Sintra.
A Associação Danças com História tem protocolos de colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, a Escola Secundária de Mem Martins e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
O espírito que presidiu à formação desta Associação pode traduzir-se no lema adotado
ARS LONGA, VITA BREVIS! - CARPE DIEM!
TRAVEL IN TIME!
Maria dos Anjos Soares Brandão Lobato
Fundadora da Associação Danças com História
Professora do Ensino Básico com Licenciatura em Ensino, no Instituto Superior de Ciências de Educação, de Lisboa.
Curso de Música e Dança Clássica na Academia de Música de Espinho e Escola Superior Parnaso no Porto.
Foi aluna, entre outos, de Dilia Cerval, Francis Graça e Ana Máscolo.
Frequência - dois anos - do Curso Superior de Dança na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) tendo completado a Cadeira de História da Dança e outras.
Bolseira da Fundação Gulbenkian para aperfeiçoamento de dança clássica no Estúdio de Rosella Higthour, em Cannes, 1964.
Professora de Ballet nos Conservatórios Regionais de Aveiro e Coimbra, convidada a coreografar danças para a Peça Cristóvão Colombo, de Paul Claudel, encenada por Manuel Couto Viana, na Oficina de Teatro da Universidade de Coimbra.
Esteve destacada na Direção Geral do Ensino Básico e no Instituto de Inovação Educacional integrando a equipa de Desenvolvimento Curricular e Ensino Artístico, dando apoio a diversas escolas e participando em vários Congressos e Conferências.
A Universidade de Braga atribui-lhe o Certificado de Professora Formadora na área de Expressão/Comunicação e Integrou em 1998 a equipa de Formadores do Centro de Formação À Descoberta, da Escola Secundária do Restelo, bem como a equipa do Centro de Formação de Professores Nova Foco, no Cacém e o Centro de Formação de Professores da Associação de Professores de Sintra, a partir de 2002.
Foi docente na Escola Superior de Santarém, na disciplina de Movimento e Expressão Dramática, no âmbito do Programa de Formação Contínua de Professores.
É autora de vários textos sobre Dança e Teatro na Revista Noésis.
Foi notícia em vários Jornais e no Correio da Manhã com o título Professora na Rinchoa revoluciona o Ensino em Portugal, na 1.ª página. Esta notícia está fundamentada nas festas de encerramento dos anos letivos em que deu aulas na Escola Leal da Câmara e em Fitares. Estas Festas envolviam alunos e Pais e os conteúdos – ballet, teatro e música – tinham ligação com os conteúdos dos programas dos diferentes anos lecionados e eram apresentadas em palcos dos melhores Teatros do Concelho de Sintra. Numa destas festas a RTP1 esteve presente e o espetáculo, com cerca de 70 pessoas em cena (alunos e pais) foi distinguida pela RTP 1 com o prémio “Já Cá Canta!”, premiando uma Opereta que realizou com alunos e pais intitulada – “À Descoberta das Descobertas, em 1986”.
Foi autora do projeto, proposto a nível europeu no âmbito do PROGRAMA COMÉNIUS, que foi escolhido para representar Portugal. Neste Projeto apenas foram escolhidos Portugal, Holanda e Áustria. O tema era “Luta contra o racismo e a xenofobia nas escolas”. Este projeto tinha como base “A dança une os povos”.
Tem diferentes cursos de aperfeiçoamento de música, dança e drama no Conservatório Nacional de Lisboa, na Fundação Gulbenkian, na Escola Superior de Educação de Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana, com professores nacionais e estrangeiros. Completou os Cursos de História da Música e História do Teatro Português na Universidade Aberta.
Em 1986 integrou o grupo de colaboradores do Centro Eng.º Álvaro de Sousa- Fundação Sousas do Estoril num, um Atelier de Dramatologia e Dança Palaciana.
É fundadora e foi presidente e diretora artística da Associação Danças com História, desde o ano 2000 até 2023, cuja Missão é divulgar a História de Portugal – Sécs. XV, XVI e XVII através das palavras de um Arauto, do traje e da dança. Esta Associação conta com 150 trajes de época, 36 sócios e 740 apresentações em Portugal e no estrangeiro – Itália, Espanha, Bulgária.
Órgãos Sociais:
DIREÇÃO:
Presidente: Paula Cristina Sequeira
Vice-presidente: Ana Miranda
Tesoureira: Joana Cardoso
Suplentes: Carmo Palhoto, Paula Lima e Catarina Ferro
ASSEMBLEIA GERAL:
Presidente: André Ferro
Vice-presidente: Carlos Jorge Penso
Secretário efetivo: Elisabete Machado
Secretário suplente: Fátima Almeida
CONSELHO FISCAL:
Presidente: António Pitta
Relator: José Cruz
Vogal: Henrique Elder
Consultor Histórico: Sérgio Luís de Carvalho
CAE nª 94991
NIF: 506404951
NISS: 20016872169