

Quem Somos
A Associação Danças com História leva-nos a viajar no tempo, a reviver outro tempo, a tomar parte na magia das festas da corte… E a descobrir outras épocas!
A ADCH recria a presença da corte portuguesa do Séc XV, XVI, Iª metade do Séc XVII e Anos 30 do Séc XX destacando personagens e os rituais da representação do poder, através do ambiente de festa, do trajo e da dança!
A sua colaboração em eventos de recriação histórica em monumentos nacionais e no estrangeiro, destaca-se pelo rigor histórico manifesto na voz do Arauto, na genuinidade coreográfica, na indumentária fiel aos trajes de época e na postura.
Nos espectáculos da ADCH as danças são enriquecidas por apontamentos teatrais que refletem importantes acontecimentos na história de Portugal permitindo que o público identifique as danças em voga, nas cortes das diversas épocas à data de tais acontecimentos, criando pontes entre os diversos fenómenos históricos e a arte do movimento, som e dança.
Participou em gravações para a RTP e para o Canal 5 da Televisão francesa Le Monde, organizou o Iº Estágio Internacional de Dança Antiga de Sintra e as 1.ªs, 2.ªs e 3.ªs Jornadas de Estudo de Dança Antiga portuguesa em Sintra.
Representou Portugal no Festival de Dança Meet The Tradition na Bulgária, em 2009 e tem participado no Festival de Música e Dança Antiga de Urbino.
Em 2018 a DCH foi convidada pelo Governo Regional da Madeira para a Comemoração dos 600 anos da Descoberta da Madeira.
O projeto Danças com História foi reconhecido, pelo Ministério da Cultura, de interesse cultural para efeitos de Mecenato Cultural.
NATUREZA - Associação sem fins lucrativos.
Missão:
A Associação Danças com História tem por missão a animação de lugares e monumentos nobres do património português, na senda dos acontecimentos e dos personagens que fizeram de Lisboa o centro do mundo na era de Quinhentos.
A sua colaboração em eventos de recriação histórica em monumentos nacionais e no estrangeiro, destaca-se pelo rigor histórico manifesto na postura, nos trajes e nas danças. Criada no ano 2000, mantém, desde 2001, ano em que se apresentou publicamente, na Torre de Belém, uma colaboração com os Serviços Educativos do Palácio Nacional de Sintra e, desde 2010 a 2019, com o Castelo de S. Jorge/EGEAC, em Lisboa e com a Quinta da Regaleira, em Sintra .
A Associação Danças com História tem apresentações pública desde o ano 2000, envolvendo eventos em espaços históricos em Portugal e no estrangeiro, parcerias em representações teatrais, recriação e animação histórica.
A ADCH possui um guarda-roupa com trajes dos Sécs XV, XVI e XVII e um repertório de danças dos Sécs XV, XVI e 1.ª metade do século XVII e, a partir de 2016, danças dos Anos 30.
Participou em mais de 50 Seminários, Conferências, Palestras, Jornadas de Estudo e Estágios de Dança Antiga, com Mestres de renome Mundial como Cecília Noacili, Lieven Baert, Cecília Grácio Moura, Catarina Costa e Silva e Bárbara Sparti.
Participou em gravações para a RTP e para o Canal 5 da Televisão francesa Le Monde, organizou o Iº Estágio Internacional de Dança Antiga de Sintra e 1.ªs, 2.ªs e 3.ªs Jornadas de Estudo de Dança Antiga Portuguesa em Sintra.
A Associação Danças com História tem protocolos de colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, a Escola Secundária de Mem Martins e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
O espírito que presidiu à formação desta Associação pode traduzir-se no lema adotado
ARS LONGA, VITA BREVIS! - CARPE DIEM!
TRAVEL IN TIME!



Maria dos Anjos Soares Brandão Lobato
Fundadora da Associação Danças com História
Professora do Ensino Básico com Licenciatura em Ensino, no Instituto Superior de Ciências de Educação, de Lisboa.
Curso de Música e Dança Clássica na Academia de Música de Espinho e Escola Superior Parnaso no Porto.
Foi aluna, entre outos, de Dilia Cerval, Francis Graça e Ana Máscolo.
Frequência - dois anos - do Curso Superior de Dança na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) tendo completado a Cadeira de História da Dança e outras.
Bolseira da Fundação Gulbenkian para aperfeiçoamento de dança clássica no Estúdio de Rosella Higthour, em Cannes, 1964.
Professora de Ballet nos Conservatórios Regionais de Aveiro e Coimbra, convidada a coreografar danças para a Peça Cristóvão Colombo, de Paul Claudel, encenada por Manuel Couto Viana, na Oficina de Teatro da Universidade de Coimbra.
Esteve destacada na ... (Ler mais)
Órgãos Sociais:
DIREÇÃO:
Presidente: Paula Cristina Sequeira
Vice-presidente: Ana Miranda
Tesoureira: Joana Cardoso
Suplentes: Carmo Palhoto, Paula Lima e Catarina Ferro
ASSEMBLEIA GERAL:
Presidente: André Ferro
Vice-presidente: Carlos Jorge Penso
Secretário efetivo: Elisabete Machado
Secretário suplente: Fátima Almeida
CONSELHO FISCAL:
Presidente: António Pitta
Relator: José Cruz
Vogal: Henrique Elder
Consultor Histórico: Sérgio Luís de Carvalho
CAE nª 94991
NIF: 506404951
NISS: 20016872169
